História

A referência mais antiga até agora encontrada à existência de uma biblioteca no concelho de Ponte de Sor data de 1880 e consiste numa ata de sessão da Câmara Municipal, em que foi presente um ofício da Administração do Concelho pedindo a criação de uma biblioteca popular no concelho, «para desenvolvimento da instrucção publica» (AHMPS, Livro de atas da CMPS, 2 maio 1880, fls. 99v-100). A criação de bibliotecas populares fora determinada, a nível nacional, dez anos antes, pelo Decreto de 2 de Agosto de 1870, com o objetivo de «desenvolver os conhecimentos das classes populares», devendo os novos equipamentos ser mantidos pelos municípios. Em 1880, a Câmara Municipal de Ponte de Sor, «reconhecendo as vantagens que devem advir á instrucção com a creação d’um tal estabellecimento» e tendo em vista o disposto no citado Decreto, considerou «muito conveniente» atender o pedido do Administrador do Concelho e determinou confiar a biblioteca ao professor do ensino primário da vila de Ponte de Sor, enquanto não houvesse edifício apropriado. No entanto, tendo dúvidas acerca do financiamento da iniciativa, a Câmara decidiu fazer uma consulta a esse respeito para depois deliberar convenientemente. Desconhece-se se a biblioteca popular chegou efetivamente a ser criada no final do século XIX.

Biblioteca móvel (1914)

É certo que, pouco depois da implantação da I República, em março de 1911, o município não possuía qualquer biblioteca, conforme é respondido a uma Circular do Ministério do Interior (AHMPS, Livro de atas da CMPS, 16 março 1911, fl. 81). No entanto, no âmbito da reorganização dos serviços das bibliotecas e arquivos nacionais, através do Decreto com força de lei de 18 de março de 1911, que previa a criação de bibliotecas móveis, «constituidas por collecções de livros enviadas pelas Bibliotecas Populares ás diversas localidades da sua área, e destinadas á leitura no domicilio», Ponte de Sor passou a usufruir de um serviço de biblioteca. Tratava-se de uma biblioteca móvel, sob a forma de uma caixa-estante, espécie de mala portátil para guardar e transportar os livros, segundo um modelo proposto por Augusto Ataíde, destacado bibliotecário da época, adaptado das congéneres alemãs e registado em 1914 pela Inspeção das Bibliotecas Populares e Móveis. Há registos de correspondência trocada entre este organismo e a Câmara Municipal de Ponte de Sor, nos anos de 1916 a 1921, incidindo sobre a chegada e a partida da biblioteca móvel deste concelho. Por exemplo, no primeiro daqueles anos, o Inspetor solicitava à Câmara que devolvesse a biblioteca que se encontrava em Ponte de Sor com a possível brevidade, tendo-se decidido satisfazer o pedido, logo que estivessem recolhidos livros em requisição domiciliária (AHMPS, Livro de atas da CMPS, 18 outubro 1916, fl. 120). Passaram por Ponte de Sor bibliotecas móveis dos Tipos B e C, dois dos três modelos de caixa-estante que foram criados em Portugal na altura, comportando entre 150 e 200 livros cada, distribuídos pelas classes de História e Geografia, Ciências e Artes e Literatura (predominante), para além do respetivo catálogo.

Ficha individual de Primo Pedro da Conceição Freire de Andrade (1934)

requisic3a7c3a3o-1934

Os dados disponíveis sugerem que, pouco depois das últimas referências à vinda de bibliotecas móveis para Ponte de Sor, em 1922, já existiria aqui uma «biblioteca municipal», tendo o Senado Municipal autorizado o Presidente da Comissão Executiva da Câmara a adquirir livros para esse estabelecimento, podendo dispor de toda a verba consignada a esse fim no orçamento ordinário daquele ano (AHMPS, Atas do Senado, 11 dezembro 1922, fl. 58). Os documentos mais antigos produzidos pela Biblioteca Municipal de Ponte de Sor e que chegaram até nós datam, porém, apenas das décadas de 1930 e 1940, tratando-se de dois livros de registo de inscrições de leitores da Biblioteca Municipal. Cada registo inclui uma declaração do leitor em como recebeu da Biblioteca os livros abaixo indicados e se compromete a devolvê-los no prazo de 15 dias (sob pena de multa de 20 escudos por cada dia e por cada volume de atraso) e uma tabela para assinalar as datas de entrega e devolução de cada obra, com o respetivo número ou cota. Conserva-se igualmente no Arquivo Histórico Municipal um livro de registo de requisições da «Biblioteca Municipal de Ponte de Sor» dos anos de 1959 a 1960. A cada requisição correspondia um talão fixo, destinado à instituição, e outro destacável, entregue ao leitor, sendo registados os dados pessoais do requisitante (nome, profissão, residência) e os relativos às obras requisitadas (título e cota). Este livro de requisições é contemporâneo do início de vida da Biblioteca Municipal de Ponte de Sor como Biblioteca Popular n.º 2813, que foi fundada em janeiro de 1958 e funcionou no edifício da Casa do Povo de Ponte de Sor.

Edifício onde a BMPS funcionou entre 1991 e 2009

Mais de quatro décadas depois, no dia 24 de janeiro de 1991, seria inaugurada a Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian de Ponte de Sor (Biblioteca Fixa nº. 63), na sequência do protocolo assinado entre a Fundação Calouste Gulbenkian, que teve um papel fundamental na criação da rede nacional de bibliotecas públicas, através do SBI (Serviço de Bibliotecas Itinerantes, criado em 1957, redenominado SBIF em 1983 e SBAL em 1993), e o Município de Ponte de Sor. A Biblioteca abriu ao público no final do citado mês de janeiro, funcionando no edifício oitocentista dos antigos Paços do Concelho. Em 2003, pela extinção da rede de bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca voltou a ser “Municipal de Ponte de Sor”. Mudou de instalações em 2009, transitando para o edifício do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, inaugurado no dia 5 de setembro daquele ano, onde atualmente se encontra.

Uma resposta a História

  1. Pingback: VI Aniversário do Centro de Artes e Cultura | Biblioteca Municipal de Ponte de Sor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s