Amanhã, dia 10 de junho, comemora-se …

Porque se comemora esta data?

Pensa-se que foi no dia 10 de junho de 1580 que morreu Luís Vaz de Camões, deixando, entre outras obras “Os Lusíadas”, aquela que mais enalteceu as grandes viagens dos descobrimentos feitas pelos portugueses. No século XIX, em 1880, aparece a primeira referência a esta comemoração. O rei D. Luís I consentiu que fossem assinalados os 300 anos da data que os historiadores apontam para a morte de Camões, já que se desconhece a sua data de nascimento.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo, este dia passou a ser feriado nacional passando a ser designado como “Dia de Camões, de Portugal e das Raças”, designação que exaltava a ideologia colonialista do regime salazarista, aproveitando o espírito epopeico de “Os Lusíadas” e os valores da “raça Lusa” plasmados na obra de Camões, publicada em Lisboa em 1572.

Finalmente, após a revolução do 25 de Abril, foi criada a legislação – Decreto-Lei n.º 39-B/78 de 2 de Março – que define este dia:

«O dia 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades, melhor do que nenhum outro, reúne o simbolismo necessário à representação do Dia de Portugal. Nele se aglutinam em harmoniosa síntese a Nação Portuguesa, as comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e a emblemática figura do épico genial. Daí que, de ora avante, o dia 10 de Junho passe a ser o Dia de Portugal. (…) Artigo 1.º O Dia de Portugal passa a ser celebrado a 10 de Junho, sendo dedicado a Portugal, a Camões e às comunidades portuguesas no estrangeiro. Art. 2.º – 1 – O Dia de Portugal será comemorado em Portugal e junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.»

Associada à data, e a pensar nas comunidades portuguesas espalhada pelo mundo, a Biblioteca Municipal destaca uma edição bilíngue de “Os Lusíadas”, em português e francês, traduzida por Roger Bismut, editada em Paris, em 1992. [O poema é composto por dez cantos, 1 102 estrofes e 8 816 versos em oitavas decassilábicas]. Aqui destacamos as primeiras estrofes:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.