O feminismo nasceu com Simone de Beauvoir, há 72 anos

«A humanidade é masculina e o homem define a mulher não em si mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autónomo. […] A mulher determina-se e diferencia-se em relação ao homem e não este em relação a ela; a fêmea é o não-essencial perante o essencial. O homem é o ser, o Absoluto; ela é o Outro.» p. 15-16


O Segundo Sexo
Volume 1 – Os Factos e os Mitos; Volume 2 – A Experiência Vivida

«Se a função da fêmea não basta para definir a mulher, se nos recusamos também a explicá-la pelo “eterno feminino”, e se, no entanto, admitimos, ainda que provisoriamente, que há mulheres na Terra, teremos de formular a pergunta: que é uma mulher?» p. 14

Onde está a raiz da desigualdade entre homens e mulheres?  Por que é que a mulher não é tão livre quanto deveria ser? Estas são perguntas atuais –  ainda que Simone as tenha colocado há mais de 70 anos. É a partir destas questões que a autora inicia a escrita da obra máxima e inspiradora do pensamento feminista, com argumentos da biologia, da antropologia, da psicanálise, da filosofia e de outras áreas do saber.

Repare!

«Um homem não teria a ideia de escrever um livro sobre a situação singular que ocupam os machos na humanidade.» (p. 14) porque, naturalmente, a sua prática representa a experiência universal de todo ser humano. Daí que Simone de Beauvoir defina a mulher como alteridade, como esse segundo sexo em situação de subordinação em relação ao primeiro.


O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir e tradução de Sérgio Milliet. Quetzal Editores, 2015

Simone de Beauvoir nasceu a 9 de janeiro de 1908 e faleceu a 14 de abril de 1986, em Paris; estudou filosofia na Sorbonne, foi ativista do movimento francês de emancipação das mulheres, nos anos de 1970, e serviu de modelo e de influência aos movimentos feministas desde então.  Autora de uma vasta obra literária, filosófica e autobiográfica, Simone de Beauvoir publicou, em 1949, O Segundo Sexo e ganhou o Prémio Goncourt, em 1954.

Venha Ler Connosco! este e outros livros da autora, que estão disponíveis para si na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.