Venha Ler Connosco o livro “As vinhas de La Templanza”, de María Dueñas

María Dueñas, uma das autoras espanholas mais lidas em todo o mundo, regressa com este livro ao género que a celebrizou com o seu romance de estreia, “O tempo entre costuras” (que também já faz parte do nosso catálogo).

Desta vez, trata-se de um romance cuja ação decorre em 1860, inicialmente na jovem república mexicana e, na segunda parte, em Jerez de La Frontera, no sul da Espanha colonizadora. É um romance de época, em que a autora coloca toda a sua mestria de investigadora, para fazer um relado histórico e de costumes, pleno de cenários exóticos e encantadores, quando o comércio de vinhos com Inglaterra transformou esta pequena região num enclave cosmopolita.

Mauro Larrea, a personagem central desta história, é um empresário que, numa fatalidade, perde toda a fortuna que conquistou a pulso, nas profundezas das minas de prata do México. Sem nada de seu onde se apoiar, sem ser a sua mansão, e para proteger o futuro dos seus filhos, viaja para Havana, na tentativa de retomar o rumo dos seus negócios. Aí, começa uma voragem de acontecimentos que o fazem perder o controlo sobre a sua vida. Sem escolha, parte para Andaluzia, onde se deixa fascinar pelo mundo da vinha e pela orgulhosa mulher que foi a proprietária da vinha que agora lhe pertence, La Templanza – propriedade produtora do famoso vinho Xerez, um vinho fortificado produzido nesta região e que exige saber e tradição, ambos muito bem explorados pela autora.

“Um romance que fala de glórias e derrotas, de minas de prata, intrigas de família, vinhas e cidades fascinantes cujo esplendor se desvaneceu com o tempo”. Vale a pena superar a primeira parte do livro, com um ritmo mais lento e descritivo para entender e devorar a segunda parte, cujo suspende impede o leitor de parar. Ótimo leitura para descontrair!

Curiosidade: À semelhança do que aconteceu com a sua primeira obra “O tempo entre costuras”, também o livro “As vinhas de La Templanza” terá uma adaptação para televisão.

Este livro está disponível para si, na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor. Ver mais aqui:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.