Tesouro da biblioteca nº 35| jan./fev. 2020

ALENTEJO NÃO TEM SOMBRA

| ORGANIZAÇÃO DE EUGÉNIO DE ANDRADE | O OIRO DO DIA | 1983 |

 ‘Alentejo não Tem Sombra antologia de poesia contemporânea sobre o Alentejo organizada por Eugénio de Andrade com uma pintura de Armando Alves e outra de Jorge Pinheiro nas edições o oiro do dia’, é o tesouro da nossa biblioteca em destaque, no primeiro bimestre de 2020.

Trata-se da 3ª Edição, brochada, da obra número 2 da coleção “O aprendiz de feiticeiro”, editada «nos primeiros dias do mês de Novembro de 1983».

É um livro pequeno, de apenas 45 [11] páginas, mas com um rol dos grandes poetas portugueses da segunda metade do século XX, que se elencam de seguida: Florbela Espanca; José Gomes Ferreira; José Régio; Vitorino Nemésio; Armindo Rodrigues; Miguel Torga; Francisco Bugalho; Manuel da Fonseca; Jorge de Sena; Raul de Carvalho; Sophia de Mello Breyner Andresen; Carlos de oliveira; Eugénio de Andrade; Mário Cesariny; Alexandre O´Neill; David Mourão-Ferreira; Ruy Belo; Maria Teresa Horta; José Carlos Ary dos Santos; Brandão Fiama Hasse Pais. Todos eles estão de alguma forma ligados ao Alentejo, à sua história, às suas paisagens, à sua luz ou às suas gentes.

Alguns fazem-no em apenas em dois versos, como é o caso de

«Cortaram os trigos. Agora

A minha solidão vê-se melhor»

poema de Sophia, sobre Soror Mariana, outros em várias páginas, como é o caso de Armindo rodrigues e a Canção Confiante. Nas primeiras páginas, simbolicamente em fundo vermelho, estão reproduzidas duas obras de pintura; uma delas «CAMPOS DE ÉVORA», de Armando Alves e «HOMENAGEM AO POVO ALENTEJANO», de Jorge Pinheiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.