Tesouro da biblioteca nº 31| mai./jun. 2019

Fernão Gomes e o retrato de Camões
| Vítor Serrão e Vasco Graça Moura |
| Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses; Fundação Oriente; INCM, 1989 |

pagina de rosto

ver aqui…>>>

O tesouro deste bimestre é um álbum de grandes dimensões que contém o fac-símile e a história provável do desenho a partir do qual foi feita a chamada cópia “fidelíssima” do único retrato verdadeiro de Luís de Camões, realizado por Fernão Gomes que terá vivido entre 1548-1612.

Esta publicação, esgotada há muito, fez parte do Programa Nacional de Edições Comemorativas dos Descobrimentos Portugueses, em 1989; de dimensões invulgares, (310 x 460 Logo dourado2.pubmm) desfilam ao longo das suas 106 páginas várias dissertações dos dois autores, Vitor Serrão e Vasco Graça Moura, assim como imagens de grande pormenor artístico.

Na primeira parte da obra, dedicada a Dagoberto Markl, pioneiro do estudo de Fernão Gomes, Vitor Serrão explica quem foi este “Fernão Gomes, o pintor do retrato a vermelho”, o seu estilo, o seu percurso de vida e as diversas obras do artista espanhol hoje distribuídas por vários museus, igrejas e mosteiros, bibliotecas e coleções privadas.

Nascido em Espanha, provavelmente em 1548, Fernão Gomes morreu em Lisboa, em 1612. O que se conhece desse retrato é uma cópia feita a pedido do 3º Duque de Lafões, executada por Luís José Pereira de Resende (1760-1847) entre 1819 e 1844, a partir do original que foi encontrado num saco de seda verde nos escombros do incêndio na sequência do terramoto de Lisboa de 1755, no palácio dos Condes da Ericeira. É assim em torno da importância, da veracidade e da história deste desenho, desaparecido há séculos e a história da sua reprodução numa encomenda, que versam as teses dos dois autores.

Esta obra faz parte do Catálogo e está disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.