Tesouro da biblioteca nº 30| mar./abr. 2019

Eça de Queirós:  a escrita do mundo por ocasião do I centenário da sua morte

| Biblioteca Nacional e Edições Inapa |

| 2000 |pagina de rosto

Ver aqui…>>>

O tesouro deste bimestre é um catálogo, editado em 2000, aquando  da exposição comemorativa do centenário da morte de Eça de Queirós, organizada pela Biblioteca Nacional e comissariada por Carlos Reis, que também assina a maioria dos textos.

Com o título “Eça de Queirós: a escrita do mundo” o catálogo da exposição que reuniu  originais, manuscritos, retratos, gravuras e fotografias de época é também um álbum bibliográfico deste vulto da cultura portuguesa. O roteiro permite reconstruir  o percurso de um grande escritor, pela vida que viveu, pelo que viajou e pelo mundo que

Logo dourado2.pub

incansavelmente procurou  apresentar na sua talentosa escrita.

Para além dos papéis do espólio  queirosiano (um conjunto documental riquíssimo a nível histórico, bibliográfico, filológico, etc.)  é aqui reproduzido  material gráfico e iconográfico de incontestável valor, que permite não só aos estudiosos, como também ao vasto público que o admira, o contacto com materiais  preciosos.

Algumas das quase quinhentas peças que compuseram  o acervo em exposição são aqui reproduzidas e todas elas são identificadas no capítulo  ‘itinerário’, a partir da pág. 155; as páginas precedentes são dedicadas ao processo de escrita de Eça de Queirós, ao seu trajeto, ao seu  olhar, identidade e alteridade.

Outras escritas, mais subjetivas saíram da pena de Ramalho Ortigão, Jaime Batalha Reis, Machado de Assis e Moniz Barreto.

É um livro lindíssimo, profusamente ilustrado  com imagens de excelente resolução. Trata-se de fotografias, desenhos e caricaturas menos divulgadas do próprio Eça, do seu grupo ‘Os vencidos da vida’, de objetos de uso e do seu cortejo fúnebre, documentando o arco da Rua Augusta, que no dia 1 de outubro de 1900 foi ornado por crepes pretos, em honra a este vulto que tão cedo partia e deixava inacabada  uma das grandes obras do realismo literário, A Cidade e as Serras.

Esta obra faz parte do catálogo e está disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.