Apresentação do livro “A Mamã Está Triste”

 

Apresentação - convite
“A mamã está triste”, Carla Isabel Vicente e Margarida Caria

 

«Portugal é o país da Europa com a taxa de depressão mais elevada e o segundo no mundo (só ultrapassado pelos Estados Unidos da América).

A depressão é uma doença com elevada prevalência em Portugal pelo menos 8% da população, ou seja, 400 000 portugueses – estimativa do número de portugueses entre os 18 e os 65 anos, sofrem de depressão e muitos deles são pais.

O número de crianças e jovens cujo pai ou mãe sofre de uma doença mental grave, tal como a depressão, esquizofrenia ou bipolar, é desconhecido. Embora a experiência de cada criança seja única, viver com um pai com uma doença psiquiátrica pode ser embaraçoso, confuso, solitário e assustador. Até à data, estas crianças tem recebido pouca atenção.

Existem inúmeros programas e projetos com foco na saúde mental infantil, principalmente a nível de escolas. No entanto, ainda que essenciais, estes são na sua maioria, dirigidos à violência, bullying, insucesso escolar, entre outros.

Ainda que o panorama nacional, no que diz respeito à saúde mental em Portugal, esteja gradualmente a mudar, e exista uma maior consciência da necessidade de prevenção, o estigma e o preconceito são uma realidade bastante presente no nosso quotidiano. Perante esta realidade, torna-se preponderante a criação de projetos que atuem no sentido preventivo e dirigidos especificamente a crianças, jovens e famílias que se debatem diariamente com a doença mental.

Objetivos Gerais:

As crianças e jovens que crescem num ambiente familiar permeado pela doença psiquiátrica, apresentam um maior risco de desenvolver problemas comportamentais, educativos ou sociais. O projeto “A mamã está triste” é dirigido a crianças, jovens e famílias que lidam com a doença mental no seio familiar.

Objetivos Específicos:

  • Prevenção – desmistificar o estigma e preconceito associado à doença mental, esclarecendo crianças em idade escolar, jovens e adultos, sobre os mitos e realidades da saúde mental, neste primeiro momento, sobre a depressão.
  • Dotar as crianças de conhecimento sobre:
  • A doença do pai/mãe;
  • Reconhecer as diversas dificuldades que os pais passam ao lidar com a sua doença;
  • Saber que não estão sozinhos, existem adultos, profissionais, com quem podem falar;
  • Saber que é uma doença e não são culpados;
  • Saber que o pai/mãe continua a amá-lo(a);
  • Saber lidar com o estigma e preconceito da sociedade e dos seus amigos e colegas;
  • Saber que não podem curar o pai/mãe, mas que o podem ajudar;
  • Saber continuar a ser criança.»

Carla Isabel Vicente, Psicóloga Clinica.

Psicóloga na área clinica, especializada em Necessidades Educativas Especiais. Trabalhou em escolas públicas e privadas, em Portugal e Angola.
Faz parte da Aisma – Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve, como Vice-Presidente e trabalha com crianças, jovens e famílias, a nível particular.
Do trabalho desenvolvido nasce o projeto “A Mamã Está Triste” em parceria com a artista plástica Margarida Caria, dirigido a crianças e jovens que convivem diariamente com a doença mental no seio familiar, e apresentam um maior risco de desenvolver problemas comportamentais, educativos ou sociais.

Maria Margarida Fonseca Caria, Artista Plástica.

O desenho e a pintura sempre fizeram parte da sua vida. Ainda na adolescência, entrou no mundo das artes através de cursos e formações em vertentes diferenciadas, desde a pintura em tela, a arte vitral até à tradicional azulejaria.
Pertence à direção da Aisma – Associação de intervenção na Saúde Mental do Algarve, estando à frente do Departamento de Artes.
Nasce em 2017 o desafio de ilustrar o Livro “ A Mamã Está Triste”, em parceria com a psicóloga Carla Isabel Vicente, uma vertente que, apesar de inexplorada, foi aceite com entusiasmo, aportando vida, cor e dimensão às palavras deste projeto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.