Clube de Leitura | outubro 2017

Em outubro, o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal continua a viagem pela literatura do Extremo Oriente com um autor do Japão. Vamos acompanhar Yukio Mishima, artista multifacetado, pseudónimo de Kimitake Hiraoka, que nasceu em 1925 e se suicidou espetacularmente, praticando o ritual japonês «seppuku», em 1970. «É sem dúvida o escritor japonês mais conhecido no Ocidente. O idealismo que enforma a sua obra e conduzirá a sua vida está enraizado no tradicionalismo militar e espiritual dos samurais. Mishima é um dos mais talentosos e refinados escritores do século XX.»

O livro O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar foi editado no Japão em 1963 e em Portugal em 1983, pela editora Assírio e Alvim, com tradução de Carlos Leite. Ao longo de sete capítulos que se estendem por 163 páginas, o autor escreveu uma novela breve «de rara beleza, erotismo, imprevisibilidade e de um radicalismo brutal.»

Podemos supor que há neste enredo uma representação simbólica da sociedade japonesa do pós-guerra através da visão conservadora do autor; da sua defesa até ao limite dos ideais tradicionais japoneses e também da sua intolerância perante a perda de poder do Imperador.

O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar é a história de um rapaz de 13 anos, Noboru, que pertence a um grupo de adolescentes, uma espécie de “sociedade secreta”. Inteligentes, excelentes alunos, esses jovens vivem obcecados pela formação de uma personalidade de homens verdadeiros, livres, incapazes da mais pequena fraqueza ou cedência.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Clube de Leitura com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s