Tesouro da Biblioteca | setembro 2017

O tesouro deste mês é um catálogo editado aquando da inauguração da exposição dos Papagaios, em Lisboa, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981.

Nesta exposição participaram cem artistas oriundos de vinte países que “pintaram para o céu”; os construtores de papagaios japoneses deram asas a todos estes trabalhos; os poetas dedicaram-lhes poemas, os compositores do Ocidente e do Oriente acharam aí temas para as suas músicas; os fotógrafos fixaram em imagens todo este acontecimento invulgar.

José de Guimarães foi o artista escolhido para representar Portugal. Em 1989 foi para o Japão onde foi materializado o seu papagaio com a figura de D. Sebastião, que foi lançado no céu de Himeji, cinco séculos depois da chegada dos portugueses a este país. Esta grandiosa publicação, esgotada há muito, está editada em português e em japonês.

Ao logo de centenas de páginas aparecem diversos textos sobre os papagaios de papel, a sua origem e as suas formas, assim como a lista dos cem artistas participantes e as respetivas pinturas acompanhadas por biografia e um comentário à obra apresentada. As
fotografias de grande formato e bastantes coloridas registam a beleza dos papagaios de papel que depois de fazerem a sua prova de voo no Japão foram transformados
em peças de exposição que, ao longo de quatro anos viajou por todo o mundo.

Consulte aqui o Tesouro da Biblioteca

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Tesouro Biblioteca com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s