Alcipe: uma mulher à frente do seu tempo | 30 de abril | 15h00

No próximo sábado, dia 30 de abril, com início às 15h00, decorrerá um conjunto de atividades relacionadas com a 4.ª Marquesa de Alorna, D. Leonor Almeida Portugal, uma das principais figuras da intelectualidade portuguesa da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, a quem se deve uma significativa obra poética. Com uma vida bastante atribulada, fruto da turbulência política do período em causa, D. Leonor foi ainda uma importante benemérita em relação à educação feminina.

CARTAZ 2XA3 vert (web)

A sua figura levou então que, ao longo dos tempos, diversas personalidades tenham dedicado obras literárias e científicas à vida de D. Leonor, das quais se destacam o Prof. Hernâni Cidade, Maria Teresa Horta e, mais recentemente, a Prof.ª Vanda Anastácio.

Ora, devido à importância da 4.ª Marquesa de Alorna como intelectual portuguesa, por um lado, e ao protocolo existente entre o Município de Ponte de Sor e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, por outro, decidiu a Biblioteca Municipal de Ponte de Sor homenagear esta figura ímpar da História de Portugal, através de uma exposição biobibliográfica e de uma conversa, em torno do livro «As Luzes de Leonor» da autoria de Maria Teresa Horta, com a própria e Vanda Anastácio.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s