Novidades bibliográficas da B.M. de Ponte de Sor

A Biblioteca Municipal de Ponte de Sor apresenta hoje o primeiro número do seu «Boletim bibliográfico», um documento, publicado trimestralmente, que reúne as principais novidades que as coleções da BMPS integraram nos últimos três meses.

Em cada «Boletim bibliográfico» dar-se-á um destaque a um documento em particular, através de um breve resumo do seu conteúdo que, numa lógica de rotatividade, ficará a cargo de cada um dos colaboradores da Biblioteca Municipal. Segue-se a apresentação da referência bibliográfica de algumas novidades complementadas com a imagem das respetivas capas, e, por último, uma listagem das restantes novidades que foram selecionadas.

É ainda de realçar que haverá sempre dois espaços temáticos: o primeiro reservado aos novos documentos disponíveis no espaço infantil, e outro destinado a publicações em língua estrangeira.

O destaque deste trimestre vai para a História Económica de Portugal da autoria de Leonor Freire Costa, Pedro Lains e Susana Münch Miranda.

História Económica de Portugal: 1143-2010 / Leonor Freire Costa, Pedro Lains, Susana Munch Miranda. – 3º ed.. – Lisboa : Esfera dos Livros, 2014. – 536, [16] p. : il. 23 cm.

Assuntos: História Económica / Portugal

Cota: 94(469) COS

Disponível para empréstimo domiciliário.

Numa época em que o desempenho económico português é uma presença constante na primeira página da agenda mediática nacional, três professores universitários lançaram, em 2011, a primeira edição de “História Económica de Portugal”, cujo objetivo passa por dar uma visão global sobre a evolução da economia nacional a um público não especialista. O sucesso editorial da publicação levou, para já, a duas reedições, sendo que a última, datada do presente ano, chega agora à Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, prevendo-se, para breve, uma versão inglesa publicada pela Cambridge University Press.

A obra apresenta, numa perspetiva comparada com os restantes países europeus e espaços ultramarinos, a evolução da economia portuguesa ao longo dos quase nove séculos de existência de Portugal como país independente. Recorrendo aos mais recentes estudos e resultados de projetos de investigação nacionais e internacionais, a História Económica de Portugal é, neste momento, a principal obra de referência de síntese sobre esta temática, pelo que a sua leitura em muito ajudará a compreender não só a presente situação económica nacional, bem como as consequências decorrentes das políticas económicas seguidas pelos governos de Portugal ao longo dos séculos. (Carlos Faísca)

Para consultar as restantes novidades, o Boletim Bibliográfico encontra-se disponível aqui.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s