Dia 5 de Julho, 16h00, Apresentação do Livro “Criando os chaparrais”

No próximo sábado, dia 5 de Julho, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal de Ponte de Sor acolhe a apresentação do livro «Criando os chaparrais: dois séculos de montado de sobro no Alentejo» através de uma conferência, integrada no ciclo «Encontros com a História», proferida pelo autor do livro, Carlos Manuel Faísca, que incidirá no conteúdo do mesmo.

Aconselhamos também, como forma de compreender os assuntos que irão ser abordados na conferência, a visualização deste vídeo promocional que realizamos.  https://www.youtube.com/watch?v=bBgMzaT1vp0

Cartaz 5 Julho

Quanto ao livro, prefaciado pelo Eng. Hugo Hilário, aborda, em pouco mais de 50 páginas, a evolução do montado de sobro alentejano ao longo da história, com o objetivo de conceder ao leitor uma visão geral sobre a «construção» do montado de sobro de uma forma despretensiosa e simples, mas séria e historiograficamente rigorosa. Este sistema agro-florestal (e ecossistema), tal como ele se apresenta hoje – sem dúvida a principal imagem identificadora de grande parte do Alentejo –, não é mais do que o resultado de séculos de ações e transformações do Homem sobre a natureza. A uma primeira fase mais marcada pela destruição, opôs-se uma fase de construção do montado de sobro, cujas origens remontam a meados do século XVIII, mas que apenas se generalizou durante o século XIX aquando da valorização da cortiça como produto industrial.

A obra acompanha assim as vicissitudes do montado de sobro, com especial incidência nos últimos duzentos anos, dando o devido destaque à ação de entidades privadas, às diferentes intervenções do Estado e, sobretudo, às consequências que daí advieram para um dos mais importantes setores da economia regional e nacional, visto que é em Portugal que o sobreiro encontra as melhores condições no planeta para o seu desenvolvimento.

Integrado na coleção «Chaparrando: conversas à sombra de um sobreiro» da editora Apenas Livros, este é o primeiro número de uma coleção composta por «livros de bolso» e exclusivamente dedicada a temas alentejanos.

Aos presentes será distribuído um marcador de livros alusivo ao evento e fabricado em cortiça, numa edição limitada a 35 exemplares.

marcador

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s