“O Conto Tradicional – Memória, Identidade e Partilha” | Exposição

o_conto_tradicional___memoria,_identidade_e_partilha

Exposição dedicada ao Conto Tradicional no Convento dos Remédios “O Conto Tradicional – Memória, Identidade e Partilha” é o título da exposição que a Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 18:00, no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião).

Esta exposição, que surgiu com o objetivo de fazer preservar a memória e a identidade dos contos tradicionais, e promover a sua partilha, é composta por uma mostra bibliográfica de Contos Tradicionais, que integra edições de obras de clássicos portugueses e estrangeiros, publicadas entre o fim do século XIX e o fim do século XX. Apresenta trabalhos de ilustração de contos tradicionais pelos artistas plásticos António Couvinha (Évora), Leonor Serpa Branco (Évora), Andreia Rechena (Idanha-a-Nova) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola), num total de 40 ilustrações, nos quais foi utilizada técnica mista, guache e tinta da China. A exposição conta ainda com um retábulo de marionetas, com o cenário e as personagens da história d’ “Coelho e da Formiga”, do Era uma Vez – Teatro de Marionetas. Para complementar esta exposição foi elaborado um programa de animação, composto por tertúlias, cinema, rodas de contos, música, marionetas, workshops e teatro.

A exposição constitui-se como o primeiro projeto e passo para o desenvolvimento do Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora, instalado no Convento dos Remédios, e que nasceu do projeto europeu Oralidades, terminado oficialmente em 2013, no qual participaram 7 Municípios europeus: Évora, Idanha-Nova, Mértola, Ourense (Galiza/Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária).  A entrada na exposição é livre, podendo ser visitada até ao dia 30 de abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 e aos sábados das 14:00 às 18:00. Os workshops e os espetáculo de marionetas e teatro têm ingressos de 2,50€ para escolas e de 3€ público em geral.

 

Data(s) do evento:  De 13-02-2014   a 30-04-2014 

Segunda a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 18h e aos sábados das 14h às 18h.

Convento dos RemédiosAv. de S. Sebastião

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Divulgação cultural, exposição, informação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s