Autor em Destaque – Maio 2012

CLARA PINTO CORREIA

 

Escritora, jornalista, professora, cientista, investigadora, tradutora. Clara Pinto Correia é tudo o que a Clara Pinto Correia quiser ser…
 
 

Maria Clara Amado Pinto Correia (Lisboa, 30 de Janeiro de 1960) é professora universitária, bióloga, escritora (com mais de 50 títulos publicados) e historiadora da ciência portuguesa.

Como escritora, é autora de uma vasta obra, que iniciou em 1983. O seu mais conhecido romance é Adeus, princesa, que publicou aos 25 anos de idade, no qual retrata a alma da juventude do Alentejo no final da tentativa de Reforma Agrária. Tem meia centena de títulos publicados, incluindo ficção, literatura infantil, ensaios, biografia, crónicas de opinião, divulgação científica/biologia e estudos de história da ciência.

Alguns dos seus livros têm sido analisados pelas gentes das letras, outros têm sido adaptados para cinema como é exemplo o romance Adeus Princesa, adaptado pelo realizador Jorge Paixão da Costa, outros ainda traduzidos e lidos além fronteiras.

Foi redatora do semanário “O Jornal” (1980-85) e foi responsável pela secção científica do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias (1983-86). Como atriz participou, como Marta, no filme “Kiss Me” (2004), realizado por António da Cunha Telles. Clara Pinto Correia foi ainda apresentadora de  programas de ciência e cultura em rádio e televisão.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em informação, Leitura, Links, Livros, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s