500 Contos de Fadas do século XIX descobertos na Alemanha

Cerca de 500 contos de fadas inéditos, recolhidos no século XIX por um investigador alemão, foram encontrados num arquivo em Regensburg, na Alemanha, noticiou o jornal britânico The Guardian.

Os textos fazem parte de um acervo de contos de fadas, mitos e lendas reunidos no século XIX por Franz Xaver von Schonwerth em Oberpfalz, na mesma altura em que os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm andavam também a recolher contos populares.

De acordo com o jornal, von Schonwerth dedicou a vida a reunir histórias populares e locais, transmitidas habitualmente por narração oral, e o trabalho de recolha terá sido elogiado pelos próprios Grimm.

Em Oberpfalz, ao estudarem os três volumes de recolhas deixados por von Schonwerth, publicados entre 1857 e 1859, uma investigadora apercebeu-se da existência de 500 contos de fadas que não apareciam noutras compilações do género na Europa.

Além de inéditos, existem ainda versões locais de histórias conhecidas, como “Cinderela” e “A filha do moleiro”.

Erika Eichenseer, que integra a Sociedade Franz Xaver von Schönwerth e que publicou em 2011 uma seleção de contos daquele investigador, explicou que ele tentou ser fiel às histórias que ouviu, não tentou interpretá-las, romanceá-las ou incutir-lhes um cunho pessoal.

Alguns dos contos de fadas inéditos de von Schönwerth estão já a ser traduzidos para inglês, tendo o Guardian publicado um, intitulado “A princesa nabo” (tradução literal de “The turninp princess”.

Fonte: DN

 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em informação, Leitura. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s