Jóias de Autor – Andreia Quelhas Lima

A Biblioteca Municipal de Ponte de Sor vai inaugurar, no dia 20 de Outubro de 2007 (sábado), pelas 17h30, a Exposição de jóias de autor de Andreia Quelhas Lima, seguida pela conferência “Composição e configuração das florestas de Portugal” pelo Eng. Paulo Godinho, às 18h30.

A exposição estará patente ao público até dia 13 de Novembro de 2007.
Esta actividade é organizada pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e A Loja do Lopes.

Andreia Quelhas Lima nasceu no Porto em 1976.
Licenciou-se em escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto – ESBAP – Porto.
Frequentou o Curso Intensivo de Joalharia, Gravura, Fotografia e Cerâmica na Escola Lorenzo de Médici, Florença, Itália.
Curso de Joalharia Contemporânea – Escola Engenho e Arte – Porto.
Frequência do Plano de Estudos Avançados de Fotografia do Arco. Almada
Expõe individual e colectivamente desde 2001, Fotografia e Joalharia.
Está representada em colecções particulares e públicas, em Portugal e Holanda.

 

Escrever sobre alguém que nos é próximo é quase sempre falho de objectividade.
Motivo fortíssimo para que, até hoje, nunca tenha sido tentada por tal empreendimento.Conheço a Andreia desde a sua adolescência. Na altura, já se lhe adivinhava o gosto pelo “Belo”, responsabilidade atribuída com toda a certeza aos seus progenitores, que sempre se rodearam de bons e belos objectos. Lembro-me de, sempre que estávamos juntos, calcorrearmos as ruas do Porto à procura de exposições, novos espaços de velharias, antiquários, feiras e demais manifestações, na esperança de encontrar algo único. A Andreia participava ou na procura ou então na opinião final.
Foi com grande alegria que a vi seguir o caminho da criação artística.
Escolheu escultura! Na realidade, nunca lhe faltou força física e anímica para tal empresa. Nunca desanimou na sua vontade de saber mais, apesar de, nas muitas conversas em que me deu o privilégio de ser sua ouvinte, confidente e muitas vezes conselheira – papel nem sempre fácil – me participar as suas dúvidas e dificuldades quanto ao acerto da sua escolha profissional. Ser artista tem muitas penas e algumas plenitudes. Da sua estadia em Itália, adveio-lhe o gosto pela joalharia “pequenas esculturas de usar”, segundo a própria, e pela fotografia intimista com que algumas vezes nos presenteia em exposições esporádicas. Lembro-me de andar pelas ruas de San Gimignano com caixas de cartão e panos pretos em esperas quase desanimadoras a fazer Pin-hole, um dos meios de fotografar que a Andreia utiliza.Algumas vezes a Andreia dá-me o privilégio da troca de ideias.

O mesmo “olhar”de fotógrafo é usado para criar jóias. É extraordinária a procura da luz da composição e da forma perfeita para ser fruída. O aspecto construtivo das peças é diferenciado pelas formas lúdicas de algumas com menos preocupação utilitária e mais expositiva, ou morfológicas com a intencionalidade estética do ponto de vista do utilizador de outras. Os diferentes materiais para a construção das suas peças, sementes, frutos secos, pedras semipreciosas, vidro, seixos, metais, como a prata, o cobre e o ouro, tecidos, fitas, fios, elásticos e um sem número de coisas que reaproveita, fazem entroncar certos aspectos da sua gramática formal nos conceitos do object trouvé, ready made e arte povera.
Este modo de encarar o objecto de artista com novas perspectivas estéticas – neste caso as jóias – contribui para reabilitar as artes ditas “menores”.

Isabel Vaz Lopes
Lisboa 27 de Setembro de 2007

 

Jóias de Autor / Andreia Quelhas Lima

Anúncios
Esta entrada foi publicada em conferência, exposição, jóias de autor. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s