Prémio Literário "José Luís Peixoto"

“Há várias maneiras de estudar as ideias num artista porque nem sempre da mesma maneira se articulam as ideias e a arte”[I]

José Luís Peixoto, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) nasceu em 1974 em Galveias, Ponte de Sor. Foi com grande orgulho que esta vila viu o seu” filho” receber nos anos de 1997, 1998 e 2000 o Prémio Jovens Criadores na área da Literatura. Para além do prémio referido, o romance “Nenhum Olhar” obteve o prémio Literário José Saramago em 2001.
O escritor José Luís Peixoto publica fundamentalmente poesia e prosa, estando representado em diversas antologias de prosa e poesia a nível nacional e internacional, sendo ainda colaborador de diversas publicações a este mesmo nível.
No ano de 2005, José Luís Peixoto escreveu as peças de Teatro “Anathema”, estreada no Theatre de la Bastille, Paris e “Amanhã”, estreado no Teatro São Luiz, Lisboa.
Actualmente os seus romances estão publicados em França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia Holanda, Espanha, República Checa, Croácia, Bielo-Rússia e Brasil, estando já em preparação edições no Reino Unido, Hungria e Japão.

A criação do prémio Literário José Luís Peixoto, que será atribuído anualmente pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, para além de pretender homenagear o autor que dá o nome ao prémio, surge como um incentivo à criatividade literária entre os jovens e ao gosto pela escrita, actividades essenciais para um bom desenvolvimento intelectual.
O prémio que se destina a premiar trabalhos inéditos na modalidade de Conto e Poesia será atribuído nos anos ímpares a Conto, facto que se verifica em 2007, e em anos pares a Poesia.
Os trabalhos concorrentes devem dar entrada na Câmara Municipal de Ponte de Sor até dia 16 de Março de 2007.
O concurso é dirigido a cidadãos de nacionalidade portuguesa, cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa, que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro do ano a que respeita o prémio.

O autor da obra que mais se distinguir pela sua qualidade literária entre os autores naturais/residentes no concelho de Ponte de Sor receberá a quantia de mil euros, servindo os mesmos moldes para os não residentes no concelho de Ponte de Sor, nem do mesmo naturais.

[I] As ideias de Eça de Queirós
António José Saraiva
Obras de António José Saraiva


Anúncios
Esta entrada foi publicada em José Luís Peixoto, Prémio Literário. ligação permanente.

Uma resposta a Prémio Literário "José Luís Peixoto"

  1. Joana diz:

    bom dia
    gostava apenas de saber uma coisa…neste premio, pode-se concorrer apenas e só com poemas ou também com prosas poéticas? se puderem deixem aqui uma resposta.
    muito obrigado

    Joana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s