José Luís Peixoto

Câmara Municipal de Ponte de Sor tem a honra de proceder à apresentação do último romance do escritor José Luís Peixoto – “ Cemitério de Pianos”, que se realiza no dia 29 de Novembro (4ª feira), pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, com a presença do autor.
Esta actividade é organizada pela Câmara Municipal de Ponte de Sor.

José Luís Peixoto nasceu em 1974 (Galveias, Ponte de Sor). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado poesia e prosa. Recebeu o Prémio Jovens Criadores (área de literatura) nos anos 97, 98 e 2000. Em 2001, o seu romance Nenhum Olhar recebeu o Prémio Literário José Saramago.
Está representado em dezenas de antologias de prosa e de poesia, traduzidas para outras tantas línguas. É colaborador de diversas publicações nacionais e estrangeiras. É autor de peças de teatro representadas em alguns dos palcos mais prestigiados da Europa: em 2005, escreveu as peças de teatro «Anathema» (estreada no Theatre de la Bastille, Paris) e «À Manhã» (estreado no Teatro São Luiz, Lisboa). Os seus romances estão publicados em França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Croácia, Bielorrússia e Brasil, estando actualmente em preparação edições no Reino Unido, Hungria e Japão.

Cemitério de Pianos
Numa Lisboa sem tempo, entre Benfica e o centro, nascem, vivem, sonham, amam, casam, trabalham e morrem as personagens deste livro.
No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas. Exílio voluntário onde se reflecte, se faz amor, lugar de leituras clandestinas, espaço recatado de adúlteros, pátio de brincadeiras infantis e confessionário de mortos, é o espaço onde se encadeiam gerações.

Em 2006, a Câmara Municipal de Ponte de Sor instituiu o Prémio Literário José Luís Peixoto que visa distinguir jovens talentosos na área da literatura, e cujo objectivo é «incentivar a criatividade literária entre os jovens».

>> Imagens da Apresentação

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apresentação, José Luís Peixoto, Livros. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s